Professores que estão no Rio de Janeiro têm um motivo a mais para visitar a Casa Finlândia, organizada pelo Comitê Olímpico Finlandês e pelo Ministério da Educação e Cultura do país. No espaço olímpico, serão apresentados, entre 17 a 19 de agosto, fatores de sucesso do sistema de educação finlandês.
Ao longo dos três dias de evento, o público terá a oportunidade de participar gratuitamente de diversas oficinas e conferências, abordando temas como aprendizagem baseada em jogos, professores para o futuro e visão brasileira da educação finlandesa. Um dos destaques na programação é a palestra da ministra da Cultura e Educação da Finlândia, Sanni Grahn-Laasonen.
Entre os casos de sucesso está o Muuvit, programa que estimula hábitos saudáveis nas crianças por meio da movimentação e foi adotado por 75% das escolas do país. A versão brasileira será apresentada às 13h30, no dia 18. A ideia é simples: recompensar o tempo de atividade física das crianças com pontos, que serão acumulados e usados para participar de uma aventura virtual pela América Latina. O coordenador do projeto no Brasil é Maxwill Braga, que fez mestrado em educação na Finlândia.
A Casa Finlândia é uma das diversas sedes temáticas preparadas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, organizadas para disseminar a cultura dos países participantes do evento esportivo.
Inscrições: http://goo.gl/forms/ljny353mVVHnJlAY2