O Social Good Brasil Lab chega à terceira edição, com o intuito de ajudar a tirar boas ideias do papel por meio de encontros presenciais, apoio de especialistas e mentores e do uso de metodologias inovadoras. As inscrições estarão abertas até o dia 12 de abril, exclusivamente no site do projeto.
Os encontros presenciais acontecem na cidade de Florianópolis (SC). Os selecionados que morarem a mais de 500 km da cidade poderão se inscrever para receber ajuda financeira para as viagens. Também haverá hospedagem e alimentação gratuitas para os labbers (como são chamados os participantes do programa).
O Lab tem duração de quatro meses, a partir de junho. No último encontro acontece o Demoday, no qual os projetos serão expostos para um público de empreendedores sociais e aceleradoras. Os três melhores ainda ganharão um fundo de investimento para colocarem seus projetos de vez no mercado.
Os labbers contarão com a ajuda de mentores, especialistas e outros empreendedores sociais e terão a possibilidade de aplicar metodologias como Design Thinking, processo inovador de resolução de problemas com base nas necessidades pessoais, e Startup Enxuta, com foco em reduzir o desperdício de investimentos. “Buscamos pessoas dispostas a botar a mão na massa e resolver desafios. Queremos que os participantes entendam o problema social que querem resolver e, durante o Lab, consigam criar seus protótipos, fazer testes, ir pra rua, vender suas ideias, buscar investidores e fazer acontecer!”, comenta a coordenadora do Lab, Bárbara Basso.
Bárbara tem experiência na coordenação de projetos de apoio a empreendedores de baixa renda na Aliança Empreendedora e na Aiesec para a Europa Centro-Oriental. “O Lab é um grande desafio profissional. Queremos criar um ambiente inovador para que iniciativas sociais do Brasil todo possam sair do papel e gerar impacto real. Tenho também a missão de conectar esses inovadores sociais a uma rede de pessoas e organizações que já estão fazendo a diferença”, conta.
O Social Good Brasil é uma iniciativa que promove o uso das tecnologias, novas mídias e do pensamento inovador para contribuir com a solução de problemas sociais. Foi criado em 2012 a partir da parceria entre o Instituto Voluntários em Ação (IVA), que gerencia o Portal Voluntários Online (VOL), e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).
Social Good é um termo da cultura digital que nomeia o movimento global +SocialGood. Tem patrocínios da Fundação Telefônica, Itaú, Natura e Instituto C&A.
Edições anteriores
Projetos participantes das duas primeiras edições do Lab (2013 e 2014) já são cases de sucesso e alguns, inclusive, receberam premiações importantes. O catarinense Inforpeople, plataforma que reúne dados sobre causas sociais para informar e engajar pessoas, e o Alinha, de São Paulo, que desenvolve iniciativas de estímulo e fortalecimento do trabalho de costureiras para combater o trabalho escravo no setor da moda, foram apresentados no começo do ano no Pangea, que reuniu jovens inovadores do mundo inteiro para debater empreendedorismo, inovação e geração de oportunidades em Madri. Eles foram os únicos brasileiros que participaram do evento. O PlantePraMim, delivery de alimentos orgânicos, já tem parceria com oito associações de agricultores da região e entrega em quatro cidades da Grande Florianópolis.