Internet rápida, ensino de qualidade
Ter uma internet com qualidade faz toda a diferença para garantir uma educação atual, atrativa. Permite aos professores assumir o papel de facilitadores do acesso ao conhecimento munidos de todos os benefícios das novas tecnologias para conduzir os estudantes à posição de protagonistas do aprendizado.
Daí a importância de uma campanha para medir a velocidade da conexão nas escolas.
A campanha é uma iniciativa da sociedade civil, aberta a adesões e parceiros, e que tem como propulsores o Instituto Bem Estar Brasil, o MEC, o CGI.br / NIC.br, o portal ARede Educa.
Participe e divulgue! Gestores, educadores e estudantes podem fazer a medição, a partir de uma máquina da escola. Veja como, a seguir.
Como é a internet na sua escola?
O Programa Banda Larga nas Escolas foi criado pelo governo federal, em 2008, com o objetivo de levar internet de qualidade a todas as escolas públicas urbanas do país. Hoje, a maior parte das instituições de ensino tem conexão. Desde 2011, a velocidade mínima das conexões é de 2 Mbps. Porém, na pŕatica, as velocidades e a qualidade de tráfego variam de acordo com as realidades locais.
É muito importante que todas as escolas – e não apenas as urbanas, mas, importantíssimo!, também as rurais – disponham de um serviço e acesso à internet eficaz, que suporte a transformação e a inovação necessárias para o avanço da Educação no Brasil.
Participe dessa campanha e ajude a mapear a qualidade da internet nas escolas, inclusive de programas ofertados pelos governos municipais ou estaduais.
A campanha quer mapear qual a velocidade da internet na sua escola. As informações das escolas serão monitoradas para compor um painel nacional de velocidades.
Você pode conferir e participar dessa pesquisa com poucos cliques:
> Utilize o Simet-Web – http://simet.nic.br/medidor
> Utilize o Monitor Banda Larga – http://www.monitorbandalarga.com.br
O que é a medição e como fazer
› O que é Simet?
O Simet é um sistema que realiza testes de desempenho em redes com acesso à internet, através de servidores espalhados dentro dos Pontos de Troca de Tráfego Internet ( http://ptt.br ) e no NIC.br. O Simet é 100% independente, sendo toda a infraestrutura e operação a cargo do NIC.br.
› O que é o Monitor Banda Larga?
É um programa que verifica o desempenho da internet de banda larga fixa por meio do aplicativo que analisa a velocidade e os parâmetros de qualidade de conexão, com resultados didáticos e de fácil entendimento.
› O Monitor Banda Larga se baseia em algum sistema de medição?
Sim, no Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (Simet).
› Qual a diferença entre o aplicativo Monitor Banda Larga e outros medidores?
O Monitor Banda Larga proporciona a facilidade de programação das medições para que elas sejam realizadas de forma automática. Os resultados obtidos e analisados pelo aplicativo são apresentados de maneira simples e podem ser entendidos por qualquer usuário. Os outros programas realizam somente medições pontuais, ou seja, instantâneas, e, em geral, os resultados apresentados são técnicos e de difícil compreensão.
› Como o aplicativo Monitor Banda Larga funciona?
O aplicativo dispõe de três opções de medição de qualidade da internet – instantânea, padrão e programada:
1 – Medição instantânea: ao selecionar essa opção, será realizada imediatamente uma medição e você poderá verificar a qualidade de sua conexão naquele momento.
2- Medição padrão: ao instalar o aplicativo, esta opção é automaticamente configurada, sem necessidade de nenhuma programação. Serão realizadas medições diárias a cada 6 horas. Nesse caso, você receberá mensalmente em seu e-mail a análise das medições.
Para que sejam realizadas as medições, seu computador deverá estar ligado diariamente entre 10h e 22h (Período de Maior Tráfego – PMT). A medição acontece normalmente mesmo com o computador em modo de bloqueio.
3- Medição programada: essa opção apresenta a possibilidade de selecionar intervalos de medição a cada 2, 4, 6 ou 8 horas. Nesse caso, você poderá optar por receber em seu e-mail a análise das medições do período selecionado.
É muito importante que o computador esteja ligado e conectado à internet durante os horários agendados para os testes. Do contrário, as medições não serão realizadas. A medição acontece normalmente mesmo com o computador em modo de bloqueio.
› Como são apresentados os resultados das medições?
Ao final de cada medição será apresentado um relatório simples e objetivo, indicando a qualidade da sua conexão para:
Ligação com voz via internet
Videoconferência
Jogos on-line
Velocidade
Caso necessite de um relatório mais técnico e detalhado, você poderá obtê-lo clicando na opção “Gerar relatório completo” ao final de cada medição ou por meio do menu. Dessa maneira, você visualizará uma página web, onde os resultados técnicos (parâmetros de qualidade) obtidos estarão disponíveis para análise.
› Por que devo fornecer meu CEP para instalar o aplicativo?
O preenchimento correto do CEP possibilita mapear os resultados dos testes de acordo com a sua região. Com essas informações, a campanha para medição da Banda Larga nas Escolas vai reunir essas informações para fazer um mapa da velocidade real da internet nas escolas, por região e por estado.
› Quais os requisitos mínimos para meu computador instalar o aplicativo e executar os testes?
Requisitos mínimos: Sistema Operacional Windows Vista; navegadores Internet Explorer 7, Firefox 2, Google Chrome, Safari, Opera; versão do Java SE 1.5 provido pela Oracle; memória RAM 2Gb; processador Intel Pentium 4 ou equivalente; resolução da tela 1024×768; espaço em disco rígido 43MB.
› Meus equipamentos podem influenciar nos resultados?
Sim, especialmente se a medição for feita via rede sem fio, por meio de roteador wireless. A medição também poderá ser influenciada por downloads de arquivos, jogos, antivírus ou outros aplicativos executados simultaneamente a ela.