A campanha pela inclusão da disciplina Comunicação Pública nos cursos de Comunicação das universidades brasileiras, a #IncluiComunicaçãoPública, divulgou a primeira lista de adesões institucionais. A campanha foi lançada dia 6 de setembro, no Rio de Janeiro, Durante o 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação-Intercom. A iniciativa, que partiu de um grupo de pesquisadores da comunicação pública, do Observatório Latino Americano da Indústria de Conteúdos Digitais-Olaicd, logo ganhou a simpatia de outros professores e manifestações de apoio na internet.

Segundo a integrante da organização e professora da Universidade Católica de Brasília, Cosette Castro, o “ministro das Comunicações (Ricardo Berzoini) aderiu à campanha com foto e vídeo, e representantes da Presidência da República apoiaram a campanha”. Cosette disse também que o Conselho Nacional de Educação e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras vão informar nos grupos de professores e pesquisadores. “Barão do Itararé (DF), Sindicato Jornalistas (DF) e ABTU (Associação Brasileira de TVs Universitárias) já aderiram à campanha e contamos também com o apoio da EBC e Astral”, completou.

A campanha #IncluiComunicaçãoPública tem os objetivos de “sensibilizar governantes e gestores sobre o papal estratégico da comunicação pública, mais além do seu papel meio, instrumental” e de “estimular o debate dentro das faculdades e conseguir a inclusão da disciplina em todos os cursos de Comunicação”. Também são metas “envolver toda a sociedade no debate sobre a importância da comunicação pública e fazer com que sinta a comunicação pública como um direito seu”.

A #IncluiComunicaçãoPública mantém o site e está nas redes sociais por meio de um canal no YouTube e de uma página no Facebook.

Uma petição a ser enviada ao ministro da Educação Renato Janine Ribeiro está disponível para assinaturas no site Avaaz. (Com assessoria de imprensa)