internet-na-escolaNa pátria educadora, a melhor internet da cidade deve estar na escola. Com essa proposta, foi lançada a Campanha Internet na Escola, inciativa da Fundação Lemann, Instituto Inspirare e Nossas Cidades, com apoio do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS).

A iniciativa visa promover o acesso à internet rápido e de qualidade na educação pública. Hoje, o Programa Banda Larga nas Escolas, do Ministério da Educação, determina uma conexão de 2 Mbps — o que é muito pouco diante das demandas. O texto de apoio à campanha explica que já há muitos conteúdos educativos incríveis e gratuitos disponíveis na internet; mas, sem uma rede de qualidade, alunos e professores não conseguem acessar todo esse material.

Para isso, a Campanha reúne, em uma plataforma, diversas ações.

As escolas, educadores e estudantes podem fazer a medição online da conexão em suas instituições. Também pode enviar um e-mail para a presidente da República, Dilma Rousseff, e participar, do Dia da Conectividade, que será promovido em 23 de outubro em todo o pais. O site traz ainda o mapa da Conectividade. Mostra, por estado, quantas escolas já testaram suas velocidades.

Para o Dia da Conectividade, 23/10, a Campanha oferece às escolas ajuda na organização de atividades de sensibilização: “Ninguém faz nada sozinho. Se você é aluno, escolha um professor bem bacana pra te ajudar. Se você é educador, agite seus alunos!”

Participe dessa campanha. Meça a velocidade da internet na sua escola.

E conte pra gente quais as dificuldades para conexão e navegação. Comente abaixo ou mande um e-mail para aurea@arede.inf.br.
Estamos produzindo uma grande reportagem sobre esse tema para a edição impressa
da revista ARede de novembro.

 

Mais?

www.internetnaescola.org