O Cambridge English Language Assessment, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge dedicado a exames de proficiência em inglês, acaba de lançar um novo recurso digital para a prática do idioma. A seção Learning English, disponível no site, reúne cerca de cem atividades, com temas cotidianos como alimentação, entretenimento, relacionamentos interpessoais e trabalho; e também assuntos ligados a tarefas usuais, como preencher formulários e emitir opiniões.
É possível selecionar as atividades por habilidade (gramática, compreensão auditiva, expressão oral, leitura, vocabulário ou escrita), nível de conhecimento (básico, intermediário ou proficiente) e por tempo disponível para o estudo (até 5 minutos, de 5 a 10 minutos ou mais de 10 minutos). As tarefas são de múltipla escolha, com base em sentenças, áudios e textos, de acordo com cada combinação escolhida, e podem ser acessadas de um computador ou de um celular.
O canal foi reformulado para trazer atividades mais completas, em uma plataforma amigável, de maneira a auxiliar no preparo de candidatos para todo o portfólio de exames do departamento. “Todas as atividades foram desenvolvidas pelos especialistas de Cambridge para que os interessados estimulem o raciocínio no idioma, melhorem as habilidades necessárias e absorvam o conhecimento da forma mais natural. Isso faz com que candidatos, por exemplo, façam os exames com mais segurança e tranquilidade”, diz Alberto Costa, senior assessment manager de Cambridge English no Brasil.
Além da nova seção, há outros recursos digitais e gratuitos, como a ferramenta Write&Improve, para o desenvolvimento da escrita. O candidato escolhe um tema, escreve seu texto e envia para um sistema que retorna em segundos com um feedback do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário.
Para crianças e adolescentes, há ainda games como Sing&Learn, Cambridge English FC, Shop&Drop, Monkey Puzzles, Funland e Academy Islan. (Com Assessoria de Imprensa)