Com a proposta de melhorar a qualidade da educação, proporcionar conectividade à internet em todas as salas de aula e digitalizar os processos educacionais, foi lançada na Bett Brasil Educar, uma iniciativa que envolve esforços conjuntos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e Caribe (Cepal) e da multinacional Cisco.

A ideia é envolver legisladores e gestores públicos em um ciclo de debates que gerem metas concretas, apoiadas por todas as autoridades relacionadas ao setor. Andrez Mas, diretor de políticas públicas para a América Latina da Cisco, diz que “é urgente a necessidade de se desenvolver políticas públicas de digitalização da educação, encontrar recursos para isso e entender qual é a conectividade de que as escolas precisam”. De acordo com ele, há condições para se conectar todas as escolas do Brasil em até cinco anos.

A iniciativa da Cisco com o CAF e a Cepal se propõe a atuar em três frentes fundamentais para esse avanço, ressalta Mas: o conhecimento tecnológico, a expertise em educação e opções para planos de investimento. Por isso, serão realizados vários eventos regionais, voltados a líderes do setor de educação, organizações não-governamentais, representantes da indústria, legisladores e integrantes do poder público. “Queremos trabalhar junto com os gestores de políticas públicas, não competindo com eles. Nossa contribuição é no sentido de contemplar as necessidades das redes públicas”, explica Catalina Acherman, secretária de Telecomunicações da Cepal.

Mauricio Agudelo, da vice-presidência de Infraestrutura do CAF, afirma que o banco coloca à disposição as diversas linhas de financiamento do seu portfolio para as redes públicas. “Estamos abertos a trabalhar com todos os governos, municipais, estaduais e federal”.