Um caderno como aqueles feitos de papel, em que você escreve com uma caneta como aquelas que têm tinta. Tudo como antigamente. A diferença é que, por meio de um aplicativo, todas as anotações podem ser escaneadas e automaticamente armazenas em nuvem ou enviadas para um e-mail. Depois, é só colocar o caderno em um micro-ondas – sim, você leu direito: em um micro-ondas! – e ligar por 30 segundos. Os escritos das páginas se apagam e o caderno fica novinho “em folha”, pra ser reutilizado.
A ideia parece ficção, mas é real e tem nome: Rocketbook. A solução, que combina um tipo de notebook com um software que roda em Android e iOS, está sendo financiada por crowdfunding, no IndieGoGo. Fez tanto sucesso que já ultrapassou (e muito) a meta mínima para ser produzido. Ainda dá tempo de contribuir e garantir o seu por 25 dólares, mais 15 dólares de taxa de embarque para o Brasil.
As canetas devem ser as Pilot FriXion, da marca Pilot, que podem ser compradas em papelaria ou mercado. As páginas do caderno têm ícones das funções, que são acionados com um rabisco feito pela caneta.