Uma das queixas mais constantes entre educadores é de que os alunos simplesmente “não se importam” com o aprendizado. Há vários motivos possíveis para a falta de interesse – dificuldades familiares e o desenvolvimento socioemocional dos jovens até o ambiente criado em sala de aula. A situação é ainda mais agravante porque, em geral, trata-se de um círculo vicioso: quando os alunos não são engajados, os professores se sentem frustrados e menos incentivados a preparar aulas instigantes, diferentes, dinâmicas. Quando os professores trazem aulas pouco dinâmicas, o nível de interesse dos estudantes despenca.

Para fazer frente a esse desafio, a orientadora educacional Elisângela Goulart e a coordenadora de curso do ensino médio Vanessa Giron, ambas da Escola Técnica Estadual (Etec) Dra. Maria Augusta Saraiva, em São Paulo, encontraram uma solução inovadora e que cabia no bolso da escola. Adotaram metodologias de pensamento criativo como o design thinking, os mapas mentais e a facilitação gráfica. Os resultados do primeiro projeto foram tão positivos que essas abordagens passaram a ser usadas nas reuniões de professores e do grêmio estudantil.

Essas experiências serão debatidas em um bate-papo promovido pela Geekie, dia 20 de abril, às 15 horas. As educadoras vão contar como o design thinking engajou os alunos de sua escola. Também vai participar do debate Reinaldo Campos, coordenador do curso de imersão em design thinking da Escola Design Thinking, gerente de educação da Echos, laboratório de inovação.

Interessados podem se inscrever aqui. As inscrições são gratuitas e os participantes poderão enviar perguntas ao vivo durante o encontro.  Quem não puder participar ao vivo, pode se inscrever e receber a íntegra da conversa.