A quinta edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica foi lançada pelo movimento Todos Pela Educação e pela Editora Moderna. O conteúdo está organizado de acordo com as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 2014.
Com a proposta de dar ao leitor uma visão abrangente dos resultados e desafios educacionais do país, a publicação traz séries históricas, desde 2001, que revelam com mais clareza os avanços (ou não) dos indicadores, permitindo análises mais consistentes de diferentes contextos regionais e socioeconômicos para todas as etapas e modalidades de ensino. Traz também tabulações e abordagens estatísticas inéditas feitas com dados do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Esta edição traz artigos de especialistas da área. Ricardo Chaves de Rezende Martins faz um balanço sobre o PNE; Binho Marques escreve sobre a importância do Sistema Nacional de Educação; Eduardo Deschamps fala sobre as necessárias mudanças no ensino médio; Beatriz Gouveia trata da Avaliação Nacional da Alfabetização como parte de uma ação articulada; Luís Carlos de Menezes analisa a Base Nacional Comum Curricular; André Lázaro aponta os desafios da Educação de Jovens e Adultos; Simon Schwartzman analisa a Educação Profissional Técnica no Brasil; Fernando Luiz Abrucio propõe uma agenda sobre formação de professores; e Clayton Arruda de Vasconcelos e Ismar Barbosa Cruz abordam o financiamento da educação.
O Anuário está disponível para download nos sites do movimento Todos Pela Educação e da Editora Moderna.