Para usar conteúdos da internet, mesmo em uma simples apresentação didática, é importante saber se os textos ou as imagens estão livres de direitos autorais. A legislação brasileira a esse respeito é considerada uma das mais restritivas do mundo – veja a reportagem “Convide esses famosos para a sua sala de aula“, neste portal. Por isso, há um movimento de ativistas da cultura digital que defende uma reforma da Lei de Direitos Autorais.
Enquanto isso não acontece, confira, abaixo, quais são os mais novos integrantes da lista de domínio público, cujas obras estão livres de direitos autorais, a partir de 2015. Qualquer pessoa pode citar, usar e publicar integralmente as produções desses autores e artistas em trabalhos pessoais, escolares e até comerciais.
Essa relação foi publicada no portal The Public Domain Review, mantido pela Open Knowledge Foundation. Nesse site, você encontra todos os autores em domínio público e informações, além de imagens, áudios, livros e outros conteúdos livres.
Antoine de Saint-Exupéry – escritor
O poeta e escritor francês ficou famoso pelo romance O pequeno príncipe, que foi traduzido em mais de 250 línguas, tendo se tornado um dos três livros mais vendido no mundo.
Edith Sitwell – poeta
Poeta e escritora e crítica literária vanguardista inglesa.
Edvard Munch – pintor
Famoso pela tela O grito, o pintor norueguês, com seus temas psicológicos, abriu caminho para o desenvolvimento do expressionismo alemão no início do século 20.
Felix Nussbaum – pintor
O pintor judeu, nascido na Alemanha, retrata o drama do Holocausto, durante da 2ª Guerra Mundial.
Filippo Tommaso Emilio Marinetti – poeta
Poeta e editor italiano, ficou conhecido por sua atuação no movimento futurista. Autor do “Manifesto Futurista”, em 1909.
Flannery O’Connor – escritora
Escritora e ensaísta estadunidense, destacou-se por seu estilo gótico.
Glenn Miller – compositor
Compositor e arranjador estadunidense, liderou a mais famosa orquestra de swing do mundo. Foi o artista que mais vendeu discos entre 1939 e 1944.
Ian Fleming – escritor
Escritor e jornalista inglês, ficou conhecido pela criação da personagem James Bond em séries de espionagem que venderam mais de 100 milhões de cópias no mundo.
Ida Tarbell – jornalista
Escritora e professora nascida nos Estados Unidos, foi uma das lideranças dos “muckrakers”, grupo de jornalistas investigativos do final do século 19 e início do século 20.
Piet Mondrian – pintor
Pintor alemão cujo trabalho representou um dos mais influentes experimentos abstracionistas do século 20.
Rachel Carson – escritora
Bióloga marinha nascida nos Estados Unidos, escreveu várias obras que tiveram importante papel para impulsionar o movimento ambientalista
Romain Rolland – escritor
Dramaturgo e ensaísta francês, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1915.
Max Jacob – poeta, pintor, escritor
Poeta e escritor francês, produziu uma obra que foi considerada um significativo elo de ligação entre o simbolismo e o surrealismo.
George Ade – escritor
Nascido nos Estados Unidos, destacou-se por sua atuação como escritor de livros e autor de peças de teatro.
March Bloch – historiador
Historiador francês de renome, co-fundador da Annales School of French Social History.
Arthur Quiller-Couch – escritor
Escritor inglês que usou o pseudônimo Q. Although.
Wassily Kandinsky – pintor
O pintor russo foi considerado por muitos o criador das primeiras pinturas puramente abstratas. Veja mais em sua página da Artsy.net.