Por Claudio Garcia, Tathiana Treuffar, Claudia Vieira
Do site Latitude – educação georreferenciada
Claudio Garcia, Tathiana Treuffar e Claudia Vieira são professores de artes cênicas da Rede Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Trabalham independentemente nas suas escolas, mas têm muitos pontos em comum. Os três atuam na Zona Oeste (Guaratiba, Vargem Grande e Recreio), têm a mesma formação (UniRIO) e se conhecem há muito tempo.
De 2006 a 2012, estiveram juntos no Projeto Laboratório de Talentos da 10ª CRE, no qual puderam compartilhar seus trabalhos e ampliar o repertório cultural e artístico de seus alunos. O projeto tinha como principal objetivo a valorização das artes nas escolas. Por meio de oficinas, utilizando diversas linguagens artísticas, os professores tinham maior qualidade de tempo e de trabalho com seus alunos, desenvolvendo nestes várias habilidades artísticas, além de um aprofundamento na arte pela educação. Esse projeto culminava com dois dias de Mostra de Artes no teatro da Cidade das Crianças, em Santa Cruz. Nesses dias, os alunos das diversas escolas da 10ª CRE compartilhavam a sua arte com todos os envolvidos no projeto. Isso resultou em uma mostra com qualidade artística, expressiva e educativa.
O audiovisual, elemento comum nos trabalhos dos três professores, foi uma das linguagens utilizadas, que foi crescendo a cada novo ano da Mostra. O caráter educativo, com exibição dos trabalhos, debates, reflexões e acúmulo de novos repertórios, foi fator muito importante para a compreensão e o aprimoramento da linguagem audiovisual. Exibir seus próprios filmes e ver filmes produzidos por outros estudantes são ações que ampliam os horizontes da linguagem, revelam talentos, aprimoram qualidades, incorporam novas técnicas, mas, principalmente, dão voz e cara a esses jovens cheios de histórias para contar, inventar e refletir.
Claudio resolveu, há 13 anos, fazer algo diferente com seus alunos: um vídeo em formato de programa de debates. Foi o pontapé inicial. Mais de cem vídeos foram realizados até hoje, e o foco de suas aulas voltou-se totalmente para o audiovisual. Suas aulas atualmente são ministradas em três escolas municipais, atendendo a mais de 200 alunos, que estão, neste momento, trabalhando com muito afinco na produção de 13 vídeos.
Tathiana trabalha há sete anos com produção de vídeos, e tudo começou com o objetivo de ampliar o uso das linguagens artísticas entre seus alunos, sem deixar de lado o teatro – que continuou fazendo parte de um trabalho paralelo, que aprimora a qualidade das atuações nos filmes e o exercício da direção e produção de um trabalho artístico.
Claudia foi levada à linguagem audiovisual por um aluno, que, inspirado e tocado pelos vídeos das turmas dos professores Claudio e Tathiana, nas Mostras do Laboratório de Talentos, convenceu-a a também experimentar essa linguagem. Há cinco anos nesse caminho de aprendizado e conquista junto com seus alunos, conta hoje com um grande parceiro: o Núcleo de Tecnologias Educacionais da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz. Em 2015, a E. M. Prof. Vieira Fazenda / Barra de Guaratiba, onde Claudia trabalha, foi a primeira escola da rede a ser beneficiada pelo projeto piloto de Educação Audiovisual nas Escolas (Nuted). Além de uma oficina com uma turma de 9º ano, o projeto inclui sessões de cineclube uma vez por mês.
A experiência com o audiovisual nas escolas tem sido enriquecedora para todos. Os adolescentes são protagonistas de suas próprias histórias, ampliam suas vozes para o mundo. As ideias surgem de suas cabeças, evoluem para roteiros que são gravados e dirigidos por eles mesmos, que ainda brilham na frente das câmeras. Em alguns casos, a edição também fica totalmente a cargo deles.
A cada novo trabalho, aprende-se mais e mais, e os estudantes participam de várias mostras, concursos e festivais, com muitos resultados positivos. O olhar do aluno que faz e do aluno que assiste é ampliado, assim como o repertório artístico, a expressão, o vocabulário, a intenção por trás de cada quadro (enquadramento), o conhecimento sobre a fotografia, o recorte, a mensagem, a escolha do roteiro, os temas, o “como” mostrar, o fazer e o fazer refletir.
Claudio Garcia é professor de artes cênicas, trabalha nas escolas: E. M. Monteiro Lobato – Guaratiba 10ª CRE, E. M. Narcisa Amália – Guaratiba 10ª CRE e E. M. Comunidade de Vargem Grande – Vargem Grande 7ª CRE.
Tathiana Treuffar trabalha na E. M. Monteiro Lobato – Guaratiba 10ª CRE desde 2001 e desenvolve trabalho com teatro e vídeo no segundo segmento do ensino fundamental.
Claudia Vieira trabalha nas escolas E. M. Prof. Vieira Fazenda – Barra de Guaratiba 10ª CRE desde 2003 e E. M. Frederico Trotta – Recreio 7ª CRE desde 2011. O trabalho com vídeo é desenvolvido somente em Guaratiba.