unnamedEstão definidos os projetos finalistas do StartUp in School, projeto do Ideias de Futuro, Google e Centro Paula Souza nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Agora, alunos dos ensinos médio, técnico e técnico integrado ao médio irão apresentar 11 aplicativos para votação popular. Cada escola classificou um projeto, com exceção da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul, que teve um empate e classificou dois projetos. Os trabalhos serão submetidos a uma nova avaliação, dessa vez pela internet.

Os vencedores serão conhecidos após o cômputo de três diferentes análises: opinião do público, top inovação e melhor aplicativo – as duas últimas categorias, votadas por jurados do programa. Essa nova etapa de competição começa em 19 de outubro, data em que também tem início a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), evento que terá uma ação de divulgação dos aplicativos dos alunos finalistas.

As propostas são abrangentes e atendem a várias demandas sociais. Há aplicativos voltados para facilitar o contato de idosos com o celular em casos de emergência, plataformas para estudantes se organizarem, para localização de serviços e para pessoas com deficiências – como o Independence, da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, app que reúne informações sobre ambientes inclusivos para surdos.

Os três projetos escolhidos após a segunda fase de classificação participarão de um Day Camp no campus de São Paulo do Google e receberão apoio para dar andamento a seus aplicativos. “Ficamos muito satisfeitos com o engajamento dos alunos ao longo do programa e a qualidade dos projetos apresentados. Eles certamente construíram conhecimentos que levarão para toda a vida. Não é fácil trocar de papel de usuário da tecnologia para criador de novas soluções, e os alunos cumpriram o desafio com louvor, nos surpreendendo a cada etapa”, diz Jaciara Cruz, diretora geral do Ideias de Futuro.

Conheça os resumos dos projetos no site do programa.