Aprender a ler e a escrever é um direito e um grande desafio tanto para crianças quanto para quem só tem essa oportunidade quando já se tornou adulto. Além disso, a alfabetização é também uma missão trabalhosa para se dedica a ensinar. Esse desafio aumenta quando associado a alguma deficiência intelectual.
Para melhorar o atendimento a essa população, a Apae de Itatiba (SP) adotou o aplicativo Palma Escola, idealizado pelo professor José Luiz Poli. Segundo a orientadora pedagógica Kelly Vigato da Silva, há duas características da ferramenta muito importantes para o deficiente. Eles não podem passar para a próxima etapa enquanto não acertarem a atividade em que estão, pois a repetição é fundamental para o aprendizado deles; e não é necessário segurar com firmeza um instrumento. “Por conta da dificuldade motora de muitos dos nossos alunos, a ação de controlar o lápis exigia um esforço a mais na hora da alfabetização. Com o equipamento, eles apenas deslizam o dedo para fazer o exercício, assim podem focar melhor na demanda intelectual”.
O matemático Poli criou o programa Programa de Alfabetização na Língua Materna (Palma),
que roda smartphones e tablets como ferramenta complementar na alfabetização de crianças, jovens e adultos. Em Itatiba, cidade paulista onde aplicativo foi implementado na rede municipal de ensino, os professores constataram uma melhora de 30% no aprendizado e uma redução de 50% na evasão escolar, em um ano de uso da ferramenta, tanto no Ensino Fundamental I quanto nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), público que abandona o curso com mais facilidade.
Estruturação do Palma
O aplicativo está estruturado em cinco níveis que vão desde a apresentação da grafia e som das letras do alfabeto até a compreensão de frases e pequenos textos. Cada nível está organizado em módulos de conteúdos com atividades de aprendizagem e de fixação de conteúdo. Todas essas atividades dispõem de comandos que orientam o aluno no que deve ser realizado. Além disso, há atividades de caligrafia e jogos para integrar os conteúdos e, ao final, uma avaliação de nível. Ao término das atividades o aluno recebe uma nota que fica guardada na área administrativa do aplicativo. (Com assessoria de imprensa)