Pais e educadores brasileiros já podem utilizar o Remind, ferramenta de comunicação gratuita que é usada por cerca de 1 milhão de professores e 17 milhões de pais e alunos nos Estados Unidos. A versão em português do aplicativo foi uma iniciativa da Fundação Lemann.

Por meio do programa, educadores enviam aos responsáveis comunicados, como a atualização da lição de casa, ou mandem fotos direto da sala de aula. “Simplifica a vida de todos”, explica Lucas Machado Rocha, coordenador de projetos da Fundação Lemann.  O Remind está disponível tanto na web (documentos podem ser anexados de um computador da escola e pais e alunos se cadastram por e-mail para receber avisos e lembretes) quanto em smartphones e tablets com sistemas operacionais Android e iOS.

De acordo com estudo conduzido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma comunicação eficaz entre professores e familiares aumenta em 42%, em média, as chances dos estudantes completarem os deveres de casa, e reduz em 25% o número de vezes em que o professor precisa redirecionar a atenção dos alunos para a tarefa principal.

Para o desenvolvimento do Remind, 200 professores foram entrevistados sobre o que esperavam de um aplicativo para a sala de aula. A resposta foi: aumentar o engajamento de pais e responsáveis na vida escolar dos filhos.

Os professores baixam gratuitamente o aplicativo ou fazem o cadastro via web para acessar sem smartphone. Podem enviar comunicados para os pais, para toda a turma ou individualmente. Os números de telefone tanto dos professores quanto dos pais e alunos nunca ficam visíveis, o que garante a segurança dos usuários. Todos têm acesso ao histórico de mensagens, além de contar com uma ferramenta de denúncia, em casos de uso indevido. (Com assessoria de imprensa)

 

Mais?

https://www.remind.com