Alunos dos cursos de engenharia da computação e psicologia da Universidade Positivo (UP) desenvolveram um aplicativo para ajudar os jovens na difícil tarefa de escolher a profissão. Uma pesquisa da faculdade com 5 mil estudantes do ensino médio mostrou que mais de 30% deles ainda não decidiram para qual curso vão se inscrever nos vestibulares do final do ano. O estudo revelou uma realidade recorrente: os adolescentes entram indecisos no ensino superior e cerca de 20% abandonam o curso nos dois primeiros anos da faculdade.
O aplicativo, chamado Vocação UP, foi apresentado na Mostra de Profissões da universidade. Disponível em IOS e Android para baixar gratuitamente, a ferramenta descreve 36 situações vivenciadas em profissões e pergunta ao usuário com quais ele mais se identifica. O resultado mostra a área do conhecimento com a qual o estudante tem mais afinidade e indica os cursos superiores que se encaixam nessas áreas.
Para o psicólogo Ivo Carraro, orientador educacional do Curso Positivo e autor do livro Profissões: pais preocupados, filhos inseguros, a receita para a escolha da profissão não é tão simples como dividir as opções entre exatas, humanas e biológicas e optar por um dos cursos oferecidos. “Esse é um bom começo, mas não é tudo”, ressalta.
Carrarro ressalta que é importante que o jovem conheça a diversidade de profissões que o mercado oferece e identifique quais atividades desenvolvidas mais lhe agradam: “Para ser um profissional bem-sucedido, é preciso gostar da profissão”. Por isso, ele aconselha que o candidato procure vivenciar o dia a dia das carreiras. “Entre dois caminhos a seguir, o cérebro prefere o mais prazeroso. E vai apontar qual o seu caminho”, diz. (Com assessoria de imprensa)