A 7ª edição do Anuário ARede, para o período de 2015-2016, já está no ar. Este ano, a publicação traz reportagens de diversos estados do Brasil, com faculdades e universidades públicas e privadas. A pauta é o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para fins educacionais e de gestão das instituições de ensino. Foram mapeadas iniciativas apoiadas por diversas modalidades de dispositivos, fixos e móveis, conectados à internet. As práticas incluem também a diversidade de metodologias baseadas em conectividade e comunicação em rede.
É importante ressaltar que o Anuário ARede 2015 não representa um ranking dos melhores. A proposta editorial foi a de mostrar as diferentes formas de utilização das novas tecnologias no processo de aprendizagem. A identificação dos cases e a seleção das instituições para reportagem foram feitas com base nas informações acumuladas por meio de uma extensa atuação jornalística que começou há dez anos, com a revista ARede, e se aprofundou, desde fevereiro de 2015, com o lançamento do portal ARede Educa.
Para reforçar o apoio editorial, a Bit Social instituiu um Comitê Editorial, para o qual foram convidados especialistas (abaixo) que deram suas sugestões. Por questões editoriais, fizemos um recorte que abrangeu cursos de graduação e de licenciatura, públicos e privados. Uma equipe de reportagem, distribuída por diversos estados, conversou com educadores, gestores, estudantes e técnicos com a proposta de conhecer os desafios e os resultados de cada prática.
Anuário ARede 2015-2016 – Para ler e baixar
Instituições de ensino superior
BA
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
CE
Universidade Federal do Ceará (UFC)
DF
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
MG
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
PE
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
PR
Faculdade União das Américas (Uniamérica)
Universidade Positivo
RJ
Fundação Getúlio Vargas
Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro
Universidade Estadual do Rio de janeiro
RN
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
RS
Universidade do vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
SC
Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
SP
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)
Comitê de apoio editorial
Carlos Longo, pró-reitor acadêmico da Universidade Positivo
Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed)
Giuseppe Cocco, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro
José Moran, professor e especialista em novas tecnologias educacionais
Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer
Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador de Inovação da Joy Street
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Priscila Gonsales, diretora do Instituto Educadigital
Tel Amiel, coordenador da Cátedra da Unesco em Educação Aberta