Nove alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio do Colégio Poliedro de São Paulo simularam um jogo, na vida real, inspirados no game virtual Mário Kart. Em apenas uma aula, eles construíram os carrinhos do módulo de batalha do game, sob a orientação do professor de robótica e coordenador do Curso Poliedro, Vinicius Haidar.
“Semanalmente, em cada aula do módulo de robótica os alunos são submetidos a criar soluções para os desafios propostos e desenvolverem projetos inovadores. Nessas atividades, eles aprimoram habilidades como trabalhar em equipe, criatividade, superar obstáculos e planejar e trabalhar com projetos”, ressalta Haidar.
Para montar os carros do jogo nesse projeto, os alunos utilizaram um kit de robótica e prenderam bexigas na traseira dos veículos, assim como no game. O kart participante que conseguir passar pelos obstáculos e escapar das armas do adversário, permanecendo com a bexiga sem ser estourada, vence a batalha. A meia hora restante da aula foi utilizada para testar os robôs.
Anualmente, o Colégio Poliedro de São Paulo promove uma competição de robôs. No ano passado, os equipamentos foram controlados via celular; este ano, o nível de dificuldade vai maior, pois os robôs terão que ser autônomos. (Com Assessoria de Imprensa)