Apenas um toque na tela do celular poderá salvar pessoas que aguardam na fila para receber um transplante de órgão. Isso será possível graças a um projeto desenvolvido por um grupo de alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste.
A ideia surgiu a partir da necessidade de otimizar o tempo de resposta sobre a compatibilidade entre receptor e doador, tendo em vista que a transmissão de dados precisa ser rápida para garantir a qualidade do órgão transplantado.
Os alunos Camila Belo, Caroline Roda, Ingrid Mazoni, Jaqueline Izumi, Lucas Oliveira, Rodrigo Ramos e Rogério Yokomizo desenvolveram, em parceria com o Hospital das Clínicas, o e-Transplante. Trata-se de um software que recebe dados detalhados sobre os doadores e envia em tempo real para os smartphones das equipes médicas dos receptores, por ordem de prioridade, aguardando a resposta de aceite ou recusa do órgão no prazo de uma hora.
“Atualmente, esse processo é feito por telefone e pode demorar muito tempo na localização de um paciente compatível. Com o aplicativo, é possível realizar o envio de dados com todo o detalhamento necessário para várias equipes médicas ao mesmo tempo”, explica a professora orientadora do projeto, Cristina Oliveira. Segundo ela, o sistema está sendo homologado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e deverá ser implantado ainda em 2015.
Prêmios
O e-Transplante foi um dos destaques na edição de 2014 da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), na qual conquistou o primeiro lugar na categoria Informática e Ciências da Computação.
O projeto também foi premiado no Congresso Nacional de Iniciação Científica e será apresentado no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado entre 28 e 30 de maio, em Recife.
O sistema chamou a atenção internacionalmente e foi aprovado para ser apresentado em julho na 6th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, em Las Vegas, nos Estados Unidos. (Assessoria de imprensa)
Mais?
www.etransplante.com