Desde 2014, o Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs e Fatecs, está fornecendo equipamentos que facilitam o acompanhamento das aulas e o estudo de estudantes com  deficiência visual. Foram adquiridos 16 scanners especiais (ReadEasy Move) e 16 leitores de textos digitais (Victor Reader Stratus). Cada estudante recebe um scanner, que digitaliza textos impressos, e um leitor eletrônico para ouvir com qualidade de voz humana. Também foram compradas 35 lupas eletrônicas (I-Loview 7 Full HD), para ampliar e capturar textos, e três máquinas de escrever em Braille.

Os recursos são enviados à escola que recebe um aluno com deficiência visual. Após a conclusão do curso, o material retorna à instituição para o uso de novos alunos. “Já observamos resultados positivos dos estudantes contemplados com esses recursos”, destaca Alessandra Aparecida Ribeiro Costa, coordenadora de Projetos de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Centro Paula Souza.

Os estudantes da instituição também dispõem de transporte e mobiliário adaptados, tecnologias assistivas, intérprete de libras para nas aulas e professores cuidadores para auxiliar estudantes que têm, por exemplo, paralisia cerebral e déficit de atenção. Os professores das Etecs e Fatecs são capacitados pela ONG Laramara (Com assessoria de imprensa).