A startup Viibus, trabalho de Conclusão de Curso premiado pela Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas em 2013, é uma das vencedoras do Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha.
Selecionada entre 15 finalistas, participará de um programa de aceleração profissional apoiado pelo Centro de Inovação IoE (Internet de Todas as Coisas) da Cisco, no Rio de Janeiro. O objetivo é que o aplicativo seja implementado no Porto Maravilha antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O Projeto “ViiBus – Ponto de Ônibus Inteligente para Pessoas com Deficiência Visual” foi idealizado pelo aluno do curso de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, Douglas Toledo, graduado em 2013, e consiste em um ponto de ônibus inteligente para auxiliar pessoas com deficiência visual na utilização dos sistemas de transportes urbanos. O projeto é a integração de uma solução de hardware utilizando eletrônica embarcada para comunicação entre deficientes visuais, ponto inteligente e ônibus, e uma solução cloud (disponível em rede, na nuvem) para gerenciamento dos dados de uso.
A solução está focada na inovação urbana e busca melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e visitantes do Rio de Janeiro, assim como otimizar a gestão urbana e implementar novos serviços inteligentes na região.
O Desafio
Lançado em agosto deste ano, o Desafio abriu a oportunidade para que empreendedores, desenvolvedores, startups e universidades de todo o Brasil apresentassem projetos e aplicativos elaborados com base na plataforma de Internet de Todas as Coisas (IoE). No total, o Desafio recebeu 104 propostas de projetos.
O Desafio faz parte da iniciativa da Cisco de Inovação Urbana no Porto Maravilha, um dos projetos da empresa para contribuir para a construção de um legado duradouro para a transformação da cidade do Rio de Janeiro.
Através de iniciativas dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes.
A intenção é tornar a área do Porto Maravilha um exemplo único de um Bairro Mais Inteligente e Mais Humano, através de uma plataforma conectada e serviços inteligentes, permitindo que cidadãos e visitantes se conectem entre si e também se conectem com a cidade e com o Governo. (Assessoria de imprensa)