Por Mark Barnes
Em um mundo regido por curadoria de conteúdos, cada educador deveria transmitir a seus estudantes estratégias de comportamento nas redes sociais. O mantra “isso é um trabalho para os pais” não é desculpa para ignorar a responsabilidade dos professores nesse assunto. Nós estamos nisso juntos. Os alunos devem ser ensinados desde cedo a criar, localizar, gerenciar e compartilhar conteúdos. E eles precisam entender as consequências de tudo o que fazem nas mídias sociais.
7 estratégias de mídias sociais que todo professor deve aprender hoje
1 – Pense antes de compartilhar
As mídias sociais podem ser contagiantes. Você já deve ter visto pesquisas mostrando crianças envolvidas nas redes de 7 a 10 horas por dia e adultos incapazes de trabalhar normalmente porque não conseguem evitar as mídias sociais. É muito fácil compartilhar imagens, gráficos, links em comentários e em likes e tuites que levam menos de um segundo (ver item 4). Nós precisamos ensinar as crianças a lutar contra a vontade de compartilhar sem refletir. Ensine aos estudantes uma estratégia simples: leia, reflita, decida. Esse processo leva de 30 a 60 segundos e pode fazer muita diferença em muitas situações. Leia o que escreveu cuidadosamente; pense sobre o que representa compartilhar esse conteúdo; só então decida se deve ser compartilhado. Lembre-os de que algumas vezes eles devem decidir não compartilhar ou interagir com determinados conteúdos. Debatam o que torna um conteúdo compartilhável e, mais importante, se alguém vai ser prejudicado por essa ação.
2 – Nunca responda sob raiva
Pense em algo que você viu recentemente em uma rede social que fez o seu sangue ferver. O compartilhamento fez você se sentir ainda mais furioso do que o que poderia se lembrar sobre o assunto. Você hesitou, franziu o cenho e seus dedos formigaram porque você não conseguia escrever tão rápido quanto desejava. Felizmente, nesse caso, você usou a estratégia “leia, reflita, decida” e não postou seu comentário sob a raiva do momento. Quando uma provocação nas redes sociais deixa você enfurecido, o melhor é sair. Se achar que deve dar uma resposta, faça isso em caráter privado e educadamente.
3 – Avalie o impacto a longo prazo
Sim, um tuíte ofensivo, um like ou um compartilhamento público em rede social pode prejudicá-lo por muitos anos – em alguns casos, para sempre. Diretores de escolas e gerentes de RH estão nas redes sociais. Muitas pessoas perdem seus empregos por causa de comentários nas redes. Será que o seu futuro vale aqueles cinco segundos em que você posta algo sem pensar no Facebook, no Twitter ou no Instagram? Há um tema recorrente aqui: leia, reflita, decida. #Esse hábito é muito útil.
4 – Pergunte-se “por que estou dando um like ou retuitando isso?”
O like do Facebook e o retuíte são formas simples e divertidas de entrar em uma conversa na rede social. Mas quando usados sem reflexão, esses recursos são duas das mais perigosas ferramentas da internet. As pessoas são rápidas para dar um like ou retuitar as coisas porque elas não precisam criar novos conteúdos ou fazer comentários adicionais. Elas podem interagir ou, talvez, dar apoio a um amigo em menos de dez segundos. Se por um lado economizar tempo em nossa intensa vida nas redes sociais é importante, um simples like ou retuíte pode ser tão desastroso quanto um palavrão. Ensine os alunos a refletir sobre o que quer dizer dar um like ou retuitar. Significa basicamente endossar o conteúdo. Dar um like em um post sobre aborto ou protestos contra guerra pode parecer apenas dar um oi para o amigo. Mas pode ter efeitos mais sérios para outros amigos ou mesmo para integrantes da família que tenham outros pontos de vista. Tudo bem ter uma opinião, mas é preciso saber que existem situações em que é melhor evitar se expor.
5 – Evite confrontos desnecessários
Quantas vezes você teve vontade de questionar a inteligência alheia ou entrar em uma batalha de sarcasmo no Facebook? Imagine quanto isso acontece com crianças, que tendem a ter menos filtros do que os adultos. Guy Kawasaki, um dos maiores especialistas em mídias sociais do mundo, diz para encerrarmos no segundo reply qualquer discussão acalorada nas redes. Qualquer coisa que vá além disso tende a se tornar mais negativa e potencialmente mais quente. Além disso, muitas pessoas entram no meio da conversa, tendo perdido o contexto. Então fazem ataques pessoais sem considerar que há outras pessoas acompanhando.
6 – Experimente a tática do acolhimento
Existem muitos educadores bacanas com estratégias poderosas nas mídias sociais. Alguns são tão bons que nem parece terem uma estratégia. O que faz essas pessoas legais é que elas fazem você se sentir acolhido. Eles compartilham conteúdos perspicazes e bem-humorados e seus comentários são sempre positivos. Quando você vê seus nomes, você automaticamente se sente bem e quer compartilhar suas coisas. Essa estratégia é extremamente simples: seja sempre positivo e deixe uma boa impressão. Se você discorda de algo que alguém disse, você não precisa necessariamente interagir. Se alguém postar algo desagradável em sua timeline, você simplesmente ignora ou diz “obrigada pela leitura”. Não há nada mais poderoso do que uma postura elevada nas mídias sociais.
7 – Mude o mundo
Soa idealista, né? Talvez, mas se suas crianças compartilharem um fluxo constante de conteúdos inteligentes e divertidos, imagine que coisas maravilhosas as redes sociais poderiam se tornar. Seus compartilhamentos podem, sim, mudar o mundo.
Artigo originalmente publicado no site Brilliant or insane – education on the edge