O Centro de Documentação e Memória (Cedem), da Unesp, liberou, em seu canal no Youtube, seis vídeos do Ciclo de Debates 2016.
Realizado em 16/6/16, Produção do conhecimento e políticas editoriais em universidades teve a participação de Jézio Hernani Bomfim Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp; Marisa Lajolo e Jiro Takahashi. Marisa é docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2009 ela recebeu o prêmio Jabuti e, em 2011, um prêmio da Academia Brasileira de Letras. Em 2014 assumiu a curadoria do Prêmio Jabuti e, em 2015, foi eleita para Academia Paulista de Educação. Takahashi atua no mercado editorial desde 1966. Trabalhou na Editora Ática por mais de 25 anos, onde participou da criação das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler e Autores Brasileiros. Atuou na elaboração de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990 e atualmente é editor executivo da Nova Aguilar.
Acesse o vídeo em : https://youtu.be/5FvY1iwp7Og
Revolução Francesa e a Social Democracia foi realizado em 29/6/16, com as presenças de Danilo Chaves Nakamura, um dos organizadores do livro Diálogos com Vito Letizia e membro do coletivo Cemap-Interludium, e dos historiadores Carlos Alberto Zeron e Lincoln Secco. Zeron é autor de diversos livros, entre eles Linha da fé: A companhia de Jesus e a escravidão no processo de formação da sociedade colonial (Brasil, séculos XVI e XVII). Desde 2003 é membro da Academia Ambrosiana, classe di Studi Borromaici (Milão-Itália). Secco coordena o projeto Coleção Memória Militante da ComArte (ECA-USP). É autor de A Revolução dos Cravos e a crise do Império Colonial Português, entre outros. A mediação foi de Rubia Martins, professora do Departamento de Ciência da Informação da Unesp, Câmpus de Marília.
Acesse em: https://youtu.be/uYBEOl04DqA
Mãos Limpas e Lava Jato – convergências e divergência foi realizado em 12/7/16 com a participação de José Luiz Del Roio, vice-presidente do Instituto Astrojildo Pereira (IAP); Marcio Sotelo Felippe, mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP. Foi diretor da Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo entre 2007 e 2009. Procurador-Geral do Estado de São Paulo nos anos de 1995 a 2000; e Magda Barros Biavaschi. Ela é doutora e pós-doutora em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Foi desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4° região. É professora colaboradora nos programas de pós-graduação da Unicamp, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A mediação foi de Sonia Troitiño, coordenadora do Cedem. É professora do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Câmpus de Marília. Possui formação em Patrimônio Cultural pela Fundación Duques de Sória, do Ministério de Cultura de España e em Arquivística pela Fundación Sanchez-Albornoz, da Universidad de Valladolid (Espanha).
Acesse em: https://youtu.be/WFiWMTtwfD4
Mulheres e a Universidade, ocorrido em 17/8/16, teve como participantes as professoras Lídia Maria Vianna Possas, Leila Marrach Basto de Albuquerque e Andréa Borelli. Lídia é livre docente em História, Relações de Gênero e Feminismos na América Latina pela Unesp. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marilia. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero (LIEG). É membro do Conselho Gender and Feminist Studies da Latin American Studies Association (LASA). Leila Marrach é professora do Instituto de Biociências da Unesp, Câmpus de Rio Claro. É líder do Núcleo de Estudos Corpo e Sociedade do CNPq, e participa como pesquisadora, desde 1992, do Projeto Memória da Universidade, vinculado ao Cedem. Andréa Borelli é pesquisadora do Núcleo de Estudos da Mulher na PUC-SP e professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul. A mediação foi da professora Maria Leandra Bizello, pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade do Porto, Portugal. É professora do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da FFC da Unesp.
Acesse em: https://youtu.be/f4Aeoy8uHCA
Caio Prado Júnior – o grande historiador do século XX, ocorrido em 31/8/ 2016, teve a participação de Luiz Bernardo Pericás, professor de História Contemporânea da USP, com graduação em História pela George Washington University, doutorado em História Econômica pela USP, pós-doutorado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Socias e pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. É autor de Che Guevara and the Economic Debate in Cuba, Os cangaceiros e cansaço, A longa estação entre outros. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Casa de las Américas por seu livro Os cangaceiros: ensaio de interpretação histórica. Antonio Carlos Mazzeo também é professor da USP. É graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e doutorado em História Econômica pela USP. Possui pós-doutorado em Filosofia Política pela Università Degli Studi Roma-Ter. É Livre-Docente em Ciência Política pela UNESP – USP, Programa de História. A mediação foi historiógrafa do CEDEM Solange Souza.
Acesse em: https://youtu.be/DYS-QJ2D43M
Política e ciência: uma visão interdisciplinar, , ocorrido em 21/9/2016, teve a participação de Héctor Luis Saint-Pierre e Suzeley Kalil Mathias. Saint-Pierre é coordenador-executivo do IPPRI_Unesp. Fundou e lídera o Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) da Unesp. Atua na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz. Suzeley coordena o Grupo de Estudos Paz e Integração, além de ser membro do GEDES. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Forças Armadas, Defesa, Segurança Internacional, estudos de gênero em segurança e defesa, relações internacionais na América do Sul e educação para a paz. A mediação foi da professora Sonia Maria Troitiño Rodriguez, coordenadora do CEDEM e professora do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marília.
Acesse em: https://youtu.be/uxTdJOTSwUc