Utilizar tecnologia na pré-escola ou nas classes do ensino infantil sempre é um pouco complicado. De um lado, sabemos que, quando aplicada da forma correta, a tecnologia pode beneficiar os pequenos. De outro, temos que ter certeza de que não estamos apenas acrescentando um tempo desnecessário em frente à telinha nas vidas de crianças que podem já estar passando muitas horas em frente a seus dispositivos pessoais ou à TV.
Aqui estão seis dicas de como introduzir a tecnologia para crianças, de modo a unir o espírito lúdico à prática de solução de problemas.
1. Promova a reciclagem na sua escola
Sabe aquele velho celular flip que está esquecido em uma gaveta? Chegou a hora de dar uma solução! Em nossa sala de aula, temos um cesto para descarte de eletrônicos que as crianças podem usar e brincadeiras criativas. Porque os pequenos têm enorme imaginação, um telefone sem fio dos anos 1990 pode facilmente se tornar um smartphone. Recentemente, em uma aula, eu estava limpando o tanque onde fica a tartaruga quando me vi rodeada por uma dúzia de estudantes que tinham pego os velhos telefones sem fio e estavam usando os aparelhos para “tirar fotos” minhas e da tartaruga. Eles estavam até “enviando” as fotos por mensagem, uns para os outros e para seus pais, utilizando uma linguagem rica para descrever o que havia nas imagens. Esse é o tipo de brincadeira criativa que nós devemos buscar em classes de crianças pequenas. O contato com a tecnologia, mesmo no nível mais básico, permite que as crianças exercitem-se para o uso da tecnologia num sentido mais amplo.
2. Prepare as crianças para os bons hábitos em tecnologia
Seja demonstrando um conceito para a turma ou trabalhando com as crianças enquanto brincam, você pode aproveitar a oportunidade para ensiná-los a usar e cuidar dos equipamentos. Porque nós vivemos em uma época em que, literalmente, os adultos circulam com seus celulares presos na cintura, é essencial que, quando introduzimos as crianças ao mundo da tecnologia, nós os ensinemos também que existe um mundo por trás dos nossos dispositivos. Para crianças pequenas, ter à mão uma variedade de materiais “reais” é mais importante do que usar eletrônicos. Certamente, vamos tirar proveito da enorme tela do projetor digital para compartilhar uma história, mas também vamos garantir às crianças tempo com seus livros individuais, de tamanho normal.
Outra forma de forjar bons hábitos é durante o tempo livre para brincar. Não sei você, mas eu estou sempre recebendo chamadas “de mentira” dos meus alunos. Essa é a chance perfeita para trabalhar as boas maneiras no uso da tecnologia. Faça com eles um acordo para que troquem seus telefonemas de brincadeira por uma boa conversa ao vivo. Fale sobre carregar os dispositivos com cuidado, para evitar que se quebrem. Talvez substitua o telefonema por uma atividade física ou uma corrida no páteo. Todos nós sabemos que a melhor forma de conquistar atenção das crianças é por meio da brincadeira. Isso funciona também para conceitos sobre tecnologia.
3. Combine tecnologia com atividades externas
Os dispositivos móveis tornaram mais fácil manter as crianças ativas enquanto usam a tecnologia. Porque são portáteis, são fáceis de carregar quando estamos trabalhando dentro ou fora da sala de aula. Especialmente nas aulas de ciências. Levar um tablet em uma caminhada pelo bosque facilita mesmo para crianças não alfabetizadas documentar suas observações e criar um arquivo repleto de imagens. Eles podem ainda fotografar ou desenhar o que viram. Alguns aplicativos permitem incluir narrativas nas imagens, adicionando um componente verbal à atividade.
4. Escolha aplicativos que ajudem a criança a construir e criar
Crianças adoram criar e construir coisas. É por isso que os brinquedos de blocos e montagem são tão populares nas salas de aula. Nós podemos criar um programa de tecnologia em que o principal foco seja criar e construir. Basta escolher os aplicativos certos, que estimulem a criatividade em vez de apenas oferecer jogos passivos. Tenho observado em minha experiência que, se permitirmos a escolha, os estudantes vão preferir os aplicativos que promovem o pensamento criativo aos enfadonhos jogos mecânicos. Minhas turmas adoram o Moma Art Labs, um aplicativo livre d Museu de Arte Moderna, e o Imagi Box. Os dois permitem aos alunos desenhar e escrever histórias em iPad. Kodable é outro favorito. É um aplicativo de resolução de problemas que introduz conceitos básicos de programação.
5. Crie um centro em que as crianças possam explorar
Em uma sociedade obcecada em ter os últimos e mais avançados brinquedos tecnológicos, sempre existem muitos hardwares abandonados, esperando por uma nova utilidade. Colete alguns dispositivos e peças velhas, tome a precaução de remover as baterias e outros componentes perigosos, e deixe as crianças se divertirem. Providencie algumas ferramentas não perigosas e garanto que terão muitas coisas desmontadas em dois tempos. Alguns engenheiros mais famosos do mundo começaram assim! Há muito a ser aprendido pela simples observação de uma placa de circuito retirada de um velho computador. Como bônus, as crianças estarão desenvolvendo suas habilidades motoras finas.
6. Encoraje as crianças a colaborar com a tecnologia
A melhor tecnologia é a tecnologia compartilhada. As pesquisas mostram que crianças que fazem trabalho colaborativo, em pares, em tablets, são mais beneficiadas do que as que trabalham individualmente. Então, organize a sua turma para isso. Pense cuidadosamente sobre o ambiente que você está criando para a aprendizagem. Certifique-se de que há espaço suficiente para várias crianças trabalharem em conjunto em uma tarefa. O que precisamos é de oportunidades para estimular a troca de ideias entre as crianças. Queremos que eles conversem sobre o trabalho que estão fazendo de forma que possam colaborar com os projetos criativos que estão elaborando. Você sabia que as empresas de tecnologia procuram por engenheiros capazes de se comunicar e trabalhar colaborativamente? Professores do ensino infantil são especialistas em ensinar as crianças pequenas a conversar umas com as outras. Isso deve acontecer quando usarem tecnologia também. Ah, e não esqueça de que você também deve participar!
Karen Nelson do blog We are teachers