A aprendizagem adaptativa utiliza as novas tecnologias e as ferramentas digitais para personalizar o processo de ensino aprendizagem e para adaptar a proposta de trabalho às necessidades e características dos alunos. Essa metodologia é aplicada com apoio de plataformas informatizadas que captam os dados obtidos a partir das atividades realizadas pelos alunos no sistema. Os resultados, processados e analisados, mostram desempenhos individuais, por turma, por disciplina, por tópico dentro de cada tema, entre uma infinidade de combinações. De posse dessas informações, o professor é capaz de reavaliar rumos, interferir imediatamente, redimensionar metas, entre outras estratégias educacionais.
O especialista em tecnologias educacionais José Moran destaca um modelo de aprendizagem online com uma mistura de colaboração e personalização: “Cada aluno desenvolve um percurso mais individual e participa em determinados momentos de atividades de grupo”. Uma parte da orientação seria via plataformas adaptativas, com roteiros semi estruturados, que respondem as questões mais previsíveis; e a parte principal seria feita por professores e tutores especialistas, que orientam nas questões mais difíceis e profundas.
Atentos a esse enorme potencial, os desenvolvedores de tecnologia para a educação estão apostando forte nessa tendência. São muitos os fornecedores de sistemas de aprendizagem adaptativa. Antes de escolher o mais adequado à sua escola, porém, é importante conhecer como funciona esse processo e quais são os principais benefícios de trabalhar dessa forma, tanto para os professores quanto para os estudantes.
5 vantagens da aprendizagem adaptativa para o professor
1. Garante um roteiro de aprendizagem de acordo com as necessidades de cada aluno, com resultados mais eficazes. As plataformas de aprendizagem adaptativa usam os dados coletados de cada aluno e os combinam em algoritmos criados para detectar e gerar reação diante dos diferentes modos de aprender. A análise e o processamento da informação compilada do processo de aprendizagem, comportamento e desempenho de cada aluno é comparada com o restante da turma e o sistema estabelece uma estratégia de aprendizagem que se redefine e se atualiza constantemente. O sistema se otimiza em busca dos melhores resultados, em cada caso.
2. Propicia muitas informações úteis e completas. O professor recebe dados de interesse em tempo real. Não apenas os resultados das atividades que o aluno realiza, mas também dados de seu desempenho, o tempo que leva para realizar cada atividade, os aspectos que melhor domina e os pontos de maior dificuldade. Tudo de forma automática e acessível a qualquer momento, de qualquer dispositivo.
3. Economiza tempo de correção e melhora a atenção à diversidade. As atividades auto corrigíveis e a geração de propostas “inteligentes” de roteiros de aprendizagem economizam tempo de correção e de preparação de materiais. Dessa forma, o docente pode tirar o máximo proveito da interação e da atenção pessoal a cada aluno. Com isso, melhora também a relação entre eles.
4. Facilita a organização e a programação das aulas de forma personalizada. O sistema oferece sugestões específicas para o professor e permite que se organize a aprendizagem de diversas maneiras, focando nas necessidades-chave de cada aluno. As plataformas que trabalham com informações em tempo real permitem modificar a aula a qualquer momento, adaptar as lições, controlar para que ninguém perca o ritmo e atender aos que demonstram dificuldades, assim como aos que avançam mais rápido que a média.
5. Empodera e dá mais liberdade ao docente. Longe de limitar as possibilidades de trabalho em classe, a aprendizagem adaptativa abre um leque de atuações para o professor – que se torna, mais do nunca, um guia de seus alunos. Com o melhor conhecimento de sua turma e a garantia de uma assimilação adequada dos conceitos e das habilidades, o professor pode promover outras atividades, que se ajustem às necessidades da classe e de cada aluno, com os enfoques que considere mais adequados para aprofundar o que foi aprendido, levar à prática ou trabalhar em situações contextualizadas.
5 vantagens da aprendizagem adaptativa para o estudante
1. Adapta-se às necessidades individuais. O aluno consegue ter uma atenção personalizada, uma vez que os conteúdos, atividades ou projetos se adaptam a seu ritmo de aprendizagem e a suas capacidades. Isso facilita o processo de compreensão e assimilação de conceitos e faz com que ele se sinta mais apoiado, independente de seu nível ou de suas dificuldades.
2. A aprendizagem é mais eficaz e mais rápida. Esse recurso coloca o aluno no centro de sua própria aprendizagem. O sistema oferece ao aluno estratégias de como enfrentar a resolução das atividades e proporciona informações sobre seus avanços, seus pontos fortes e pontos fracos. Ao revisar seus resultados, o estudante reflete sobre seus erros, analisa as estratégias de resolução, aprende com elas e tenta aplica-las. Progressivamente, aprende a resolver as atividades e toma consciência de como melhora seu desempenho. Cada aluno, de acordo com suas capacidades, avança em seus conhecimentos e habilidades.
3. É motivante. As propostas que coloca a cada aluno funcionam como um desafio que ele é capaz de enfrentar e que dão retorno imediato. Como consequência, o aluno ganha confiança em si mesmo e sua motivação aumenta.
4. O estudante melhora sua competência digital e aprende a aprender. O aluno se desenvolve de forma autônoma em um entorno digital, o que o obriga a aprofundar o domínio das TICs. Alem disso, as soluções adaptativas que oferecem estratégias de resolução permitem que o aluno construa sua própria aprendizagem, aprendendo a aprender.
5. É possível estudar e praticar em qualquer momento e lugar. Ao utilizar plataformas digitais, o estudante pode ter acesso a conteúdos e estudar em casa, ou de dispositivos móveis. Isso permite flexibilizar o espaço de aprendizagem, que se estende para além da escola. (Com informações de artigo originalmente publicado no site Aula Planeta)