Entre os dias 6 de maio e 20 de julho, o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), do Museu do Amanhã, recebe a exposição interativa “Capte-me: nenhuma presença será ignorada”. O objetivo da mostra é abordar o tema dos rastros digitais e mostrar que os dados que cada indivíduo gera, seja no celular ou em computadores que usa, podem ser utilizados na construção de novos conhecimentos.

Vídeos, captação de dados dos visitantes por meio de sensores e gráficos produzidos em tempo real são algumas das atrações, em um ambiente lúdico e de descoberta. A exposição pretende mostrar que a internet registra o que fazemos, compramos, queremos ou gostamos.

Essas informações são frequentemente captadas sem que os usuários percebam, fazendo com que terceiros tenham determinados tipos de conhecimento do perfil das pessoas, enquanto elas desconhecem as consequências disso.

“Dados abertos à livre visualização, transparência, colaboração e compartilhamento são a base para uma sociedade mais justa e sustentável. A partir disso, mudamos atitudes, resolvemos problemas, e criamos novas oportunidades ”, afirma Marcela Sabino, diretora do LAA e curadora da exposição.

O Laboratório funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custam entre R$ 5,00 (meia-entrada) e R$ 10,00 (inteira). (Com assessoria de imprensa)