O contato com a cultura indígena ficou mais fácil: dois livros digitais da série Kwatiara (que significa “escrita”, em Tupi) estão disponíveis em português, para serem baixados gratuitamente. As obras já estão na Apple Store e, em breve, estarão também na Google Play e na Amazon.

O Canto da Lua conta que Jacy, a lua, não brilhava mais desde que os Tupinambá, uma etnia que vive no Sul da Bahia, começaram a dormir em frente à televisão. Downloads em português, francês, inglês, e espanhol.

Dois Irmãos fala dos Kariri-Xocó, de Alagoas. Um guardião das memórias da aldeia traz a história de Patã e Porã, filhos da Mãe Terra, que nasceram nas margens do Rio São Francisco. Depois de crescer em harmonia com a natureza, um deles resolve deixar o lugar para desbravar o mundo. Para saber o que acontece depois, é preciso ler. Também é possível baixar nos idiomas português, francês, inglês e espanhol.

Quem não puder ou não quiser ler, pode optar pelo “Leia para mim” para escutar o Porancy e trechos de Torés, cantos tradicionais de cada povo apresentado. A versão em português é gratuita, justamente para romper preconceitos dos próprios brasileiros, enquanto as estrangeiras são pagas. A startup Da Terra Produções, por meio da metodologia Dragon Dreaming, teve apoio do IFCD da Unesco e da ONG Thydêwá para realizar as publicações. Pessoas que tenham fluência em outras línguas estão sendo convidadas a traduzir as histórias, recebendo comissão nas vendas.

Por enquanto, usuários do sistema Android podem ler em PDF (recomenda-se um leitor específico com flash player para reconhecer os áudios). (Com assessoria de imprensa)