O Instituto da Oportunidade Social (IOS) oferece mais de 1.000 vagas, em diversas partes do Brasil, para cursos gratuitos para jovens e pessoas com deficiências. Há várias modalidades, incluindo aprendizado em software da Totvs ou com certificação pela Microsoft, entre outros. As inscrições devem ser realizadas no site do Instituto, até 25 de fevereiro, para o curso semipresencial; e até 17 de fevereiro para os demais cursos.

Em São Paulo, há também o curso semipresencial para formação de administração de materiais e gestão financeira, com aulas aos sábados e complementação pela internet. “É uma forma de oferecer oportunidade também para quem não tem tanta disponibilidade durante a semana. Assim, reforçamos o nosso compromisso em ampliar a inclusão no mercado de trabalho”, explica Kelly Lopes, gestora do Instituto. Segundo indicadores coletados pelo IOS, após os cursos profissionalizantes, a renda da família dos participantes aumentou em média 41%, graças à conquista do primeiro emprego com apoio do Instituto, uma vez que os cursos também contam com acompanhamento para inserção no mercado de trabalho.

Além do curso semipresencial, o IOS continua a oferecer os cursos presenciais:

– Gestão Administrativa em ERP (Totvs) – capacitação profissionalizante, totalmente gratuita e direcionada para jovens estudantes, com idade entre 14 e 24 anos e que estejam cursando ou que já concluíram o ensino médio. Pessoas com deficiência física, visual parcial ou auditiva a partir de 16 anos também podem participar.

– Informática com certificação Microsoft. Jovens de 14 e 15 anos que ainda não estão totalmente familiarizados com a tecnologia podem fazer o Curso de na Unidade IOS Santana, que funciona na Igreja Batista Betel, zona Norte de São Paulo.

Para quem já estudou estes módulos, o Instituto oferece também os cursos avançados em ADVPL e Configuração e Implementação de Software (no Núcleo IOS) e Gestão de RH (este último disponível apenas na unidade Diadema).

No total, são mais de 1.000 vagas distribuídas nas unidades em quatro estados do país – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. As modalidades e formatos dos cursos estão condicionados à disponibilidade de cada unidade.

As inscrições podem ser realizadas até 25 de fevereiro (quinta-feira), para o curso semipresencial e até 17 de fevereiro (quarta-feira) para os demais cursos. Para efetivar a inscrição é necessário enviar cópia digitalizada dos seguintes documentos:

RG, CPF e CPF dos pais;
Comprovante de escolaridade;
Comprovante de residência (água, luz e telefone);
Comprovante de renda de todos os moradores da residência
Em caso de pessoas com deficiência, enviar laudo médico para comprovação.

Caso o interessado não tenha como digitalizar os documentos, basta comparecer a uma unidade do Instituto para fazer sua inscrição monitorada pela equipe Educacional do IOS.

Para saber quais são as outras unidades espalhadas pelo Brasil, como realizar a inscrição e se manter atualizado sobre os próximos serviços do IOS, acesse http://ios.org.br/index.php/unidades. (Assessoria de imprensa)

Mais?
https://www.youtube.com/watch?v=BxuooTB2tKo&feature=em-subs_digest