A 18ª edição do Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, organizado pelo Sindicado das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), terá como tema: “Destruição criativa na educação superior”. O evento, que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, em São Paulo, trará exemplos de inovação.
“Hoje, dificilmente uma instituição de ensino superior será competitiva se não perceber as transformações dos ciclos da inovação, como o surgimento de novas tecnologias de baixo custo e alto impacto, ou as mudanças do marco legislativo, político ou econômico”, defende o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.
Para abrir o fórum, no dia 22 de setembro, foram convidados vários especialistas internacionais, como Lueny Morell, diretora de Inovação em Educação Superior da Innovahied, que fará a palestra “Destruição criativa: destruindo o modelo antigo para a construção do novo”. No painel “Sistemas educacionais e competitividade: análise comparativa entre México e Brasil”, os convidados são Salvador Malo, secretário da Educação Superior do México e, pelo Brasil, Maria Helena Guimarães, secretaria de Educação Superior. Thomas Cavanagh, vice-presidente da Distributed Learning University of Central Florida, e Johann Löhn, presidente da Steinbeis University, falam sobre “Novos conceitos de organização das instituições de ensino superior”.
Stefano Barra Gazzola, presidente do Grupo Educacional Unis, Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap e Priscila Simões, vice-reitora da UniÍtalo debaterão “A gestão da IES em tempos de incertezas. Como equilibrar a sustentabilidade, investir na inovação e ser relevante para a sociedade ao mesmo tempo?”
No dia 23, haverá três sessões simultâneas no período da manhã, com a divulgação de estudos como “O que a pesquisa Semesp – Instituto Data Popular revelou sobre os anseios dos alunos da classe C e quais os caminhos para engajá-los no ensino superior?”, apresentado por Capelato e “Cursos de graduação a distância – Qual a visão dos estudantes sobre o que estamos oferecendo?”, por Débora Figueiredo, diretora da Folks Netnográfica. O diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, Fábio Garcia Reis, vai falar sobre “Redução de custos por meio de redes de cooperação”.
À tarde, mais três sessões simultâneas: “Empreendedorismo e o diálogo com o setor produtivo”, com José Carlos de Souza Jr., reitor do Centro Universitário Mauá; “Tecnologias e plataformas adaptativas”, com Felipe Matos, fundador da Studiare; “Novos espaços para o aprendizado em qualquer lugar”, com Oscar Jerez Yanez, diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile.
Ao final, será feito o debate “Ensino Superior em tempos de mudanças velozes: o que vai acontecer nos próximos anos?”, com a presença de Marcelo Tas, diretor, jornalista, apresentador de televisão, escritor e roteirista brasileiro; Clóvis de Barros Filho, ator, apresentador e um dos idealizadores da produtora de vídeos para a internet Porta dos Fundos; Milton Jung, jornalista e radialista da rádio CBN. Mediação: Rubem Barros, jornalista.
18 FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Tema: Destruição criativa na educação superior
Data: 22 e 23 de setembro de 2016
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 5º andar – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo – SP
Inscrições: http://www.fnesp.com.br/
Programação 18° FNESP
Dia 22
9h – Abertura
9h30 – Destruição criativa: destruindo o modelo antigo para a construção do novo
Palestrante: Lueny Morell, diretora de Inovação em Educação Superior, da Innovahied
11h – Sistemas educacionais e competitividade: Análise comparativa entre México e Brasil
Palestrantes: Salvador Malo, secretário da Educação Superior do México e Maria Helena Guimarães, secretaria de Educação Superior.
Presidente de Sessão: Adriano Novaes, diretor da ESAMC Uberlândia
12h30 – Almoço oferecido pelo evento
14h – Novos conceitos de organização das Instituições de Ensino Superior
Palestrantes: Thomas Cavanagh, vice-presidente da Distributed Learning University of Central Florida e Johann Löhn, presidente da Steinbeis University
Presidente de Sessão: a confirmar
15h30 – Coffee-break
16h – A gestão da IES em tempos de incertezas. Como equilibrar a sustentabilidade, investir na inovação e ser relevante para a sociedade ao mesmo tempo?
Palestrantes: Stefano Barra Gazzola, presidente do Grupo Educacional Unis; Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap; Priscila Simões, vice-reitora da UniÍtalo
Presidente da sessão: Guilherme Marback, reitor da Unijorge
Debate: 30 minutos
Dia 23
9h – Um novo olhar para o Ensino Superior – (Sessões simultâneas)
Sessão 1 – O que a pesquisa Semesp/Instituto Data Popular revelou sobre os anseios dos alunos da classe C e quais os caminhos para engajá-los no ensino superior?
Palestrante: Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp
Sessão 2 – Cursos de graduação a distância – Qual a visão dos estudantes sobre o que estamos oferecendo?
Palestrante: Débora Figueiredo, diretora da Folks Netnográfica
Sessão 3 – Redução de custos por meio de Redes de Cooperação
Palestrante: Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp e professor do Unisal
10h30 – Coffee-break
11h – A IES reinventada – (Sessões simultâneas)
Sessão 1 – Empreendedorismo e o diálogo com o setor produtivo
Palestrante: José Carlos de Souza Jr., reitor do Centro Universitário Mauá
Sessão 2 – Tecnologias e plataformas adaptativas
Palestrante: Felipe Matos, fundador da Studiare
Sessão 3 – Novos espaços para o aprendizado em qualquer lugar
Palestrante: Oscar Jerez Yanez, diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile
12h30 – Almoço oferecido pelo evento
14h – Ensino Superior em tempos de mudanças velozes: o que vai acontecer nos próximos anos?
Marcelo Tas – diretor, jornalista, apresentador de televisão, escritor e roteirista brasileiro
Clóvis de Barros Filho – ator, apresentador e um dos idealizadores do Porta dos Fundos
Milton Jung – jornalista e radialista da rádio CBN
Rubem Barros – diretor editorial da Revista Ensino Superior e da Revista Educação (Com assessoria de imprensa)