game-spraceLançada a segunda versão do Sprace Game, criado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no projeto São Paulo Research and Analysis Center (Sprace). O jogo, gratuito, está disponível para baixar em duas versões, uma para Windows e outra para Java: www.sprace.org.br/sprace-game. “O visual, os desafios propostos e especialmente o conteúdo por trás das missões fazem com que o jogador se divirta enquanto entra em contato com conceitos importantes da física das partículas subatômicas, grande objetivo da iniciativa”, explica o professor Sérgio Ferraz Novaes.

Nas missões, o jogador pilota uma nave miniaturizada e precisa capturar partículas de substâncias específicas e levá-las até o laboratório. A cada fase, o laboratório aprende com os elementos capturados e se torna mais complexo, exigindo coletas de substâncias mais complexas para análise.

As missões de captura são etapas necessárias para a preparação de marte para uma futura colonização humana. Enquanto joga o usuário é apresentado aos poucos aos elementos da tabela periódica e sem perceber acabar aprendendo a trabalhar com a tabela, consultando quantos nêutrons e prótons são necessários para gerar cada elemento. Em alguns momentos é necessário coletar quarks para formar os nêutrons e prótons antes de formar os elementos finais. Os pesquisadores garantem que o jogo obedece exatidões cientificas sem prejudicar a diversão.

Veja o Sprace Game – Part 3 – www.youtube.com/watch?v=t8MLHxpYvPw